Olá lindonas, hoje o post vem falando de um assunto muito sério, em que todas nós devemos nos cuidar, pois o cancêr de mama, é uma doença que , apesar de ter 95 % de chances de cura quando diagnosticada precocemente, ainda mata muitas pessoas no Brasil e no Mundo!!
E pra reverter esse quadro, diversos países aderiram ao movimento outubro rosa, que trata-se de um período de concientização que visa alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. Por isso, não estranhe se você se deparar com algum monumento da sua cidade recebendo uma iluminação cor-de-rosa: o objetivo é não esquecer o assunto pelo menos durante o mês de outubro!
Sei que muitas mulheres ainda não fazem o auto exame, ou por descuido ou por esquecimento, mas um simples exame pode salvar vidas
Então minhas lindas dêem uma olhada abaixo onde coloquei como se deve fazer o auto exame e daqui pra frente faça, e divulguem pras amigas, para que elas façam também!!
O que é o auto-exame?
É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração.
- Quando fazer?
Faça o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.
Faça o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.
- O que procurar? - Diante do espelho:
• Deformações ou alterações no formato das mamas• Abaulamentos ou retrações
• Ferida ao redor do mamilo
- No banho ou deitada:
• Caroços nas mamas ou axilas
• Secreções pelos mamilos
- Como examinar suas mamas?
- Diante do espelho:
Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.
- Durante o banho:
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.- Deitada:
Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.
A T E N Ç Ã O:
• Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor!
• Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exiga o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.
Belo post Silvana, parabéns, super explicadinho. É de suma importância fazermos a nossa parte ajudando e divulgando a prevenção.
ResponderExcluirBjks,
http://naturalmentelinda-nl.blogspot.com.br/
Brigada Ana, quero que todas saibam que não estamos livres de uma doença horrível dessas, estou passando por esse momento com minha mãe, que esta lutando, é só eu sei como é ruim, e que agora devo me cuidar ao dobro pois, já tenho històrico. bjokas
ExcluirO câncer em si é horrível. Porém acho que o câncer de mama pra mulher é a pior coisa.
ResponderExcluir