08 outubro 2013

3

OUTUBRO ROSA - COMO FAZER O AUTO EXAME


 Olá lindonas, hoje o post vem falando de um assunto muito sério, em que todas nós devemos nos cuidar, pois o cancêr de mama, é uma doença que , apesar de ter 95 % de chances de cura quando diagnosticada precocemente, ainda mata muitas pessoas no Brasil e no Mundo!!


E pra reverter esse quadro, diversos países aderiram ao movimento outubro rosa, que trata-se de um período de concientização que visa alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. Por isso, não estranhe se você se deparar com algum monumento da sua cidade recebendo uma iluminação cor-de-rosa: o objetivo é não esquecer o assunto pelo menos durante o mês de outubro!

Sei que muitas mulheres ainda não fazem o auto exame, ou por descuido ou por esquecimento, mas um simples exame pode salvar vidas

Então minhas lindas dêem uma olhada abaixo onde coloquei como se deve fazer o auto exame e daqui pra frente faça, e divulguem pras amigas, para que elas façam também!!

O que é o auto-exame?

É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração.
- Quando fazer? 
Faça o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.

- O que procurar? - Diante do espelho:

• Deformações ou alterações no formato das mamas
• Abaulamentos ou retrações
• Ferida ao redor do mamilo

- No banho ou deitada:


• Caroços nas mamas ou axilas
• Secreções pelos mamilos

- Como examinar suas mamas?

- Diante do espelho:


ilustração de uma mulher fazendo auto-exame na frente do espelho
Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.


         

- Durante o banho:

ilustração de uma mulher fazendo o auto-exame em pé Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.

- Deitada:


 ilustração de uma mulher fazendo o auto-exame deitadaColoque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
 ilustração de uma mulher fazendo o auto-exame deitadaCom o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.

A T E N Ç Ã O:
• Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor!
• Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exiga o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.




3 comentários:

  1. Belo post Silvana, parabéns, super explicadinho. É de suma importância fazermos a nossa parte ajudando e divulgando a prevenção.
    Bjks,
    http://naturalmentelinda-nl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Ana, quero que todas saibam que não estamos livres de uma doença horrível dessas, estou passando por esse momento com minha mãe, que esta lutando, é só eu sei como é ruim, e que agora devo me cuidar ao dobro pois, já tenho històrico. bjokas

      Excluir
  2. O câncer em si é horrível. Porém acho que o câncer de mama pra mulher é a pior coisa.

    ResponderExcluir

© Beijo Rosa Makeup - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Jaqueline Layout Personalizado.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
]